Monday 5 May 2008

8º ATC Challenge : Brinquedo e Brincadeiras

Olá queridas leitoras !!
Hoje é nosso dia especial aqui no ATC Challenges Blog !
Vamos iniciar uma nova fase com convidadas para o lançamento dos desafios !
Nossa primeira convidada é a Andréa Guimarães !

Conheça um pouco sobre a Andréa :

Tenho 38 anos, sou Artista Plástica e professora de Arte, casada (ele também é Artista Plástico) e tenho 2 "filhos": um cão e uma gata!
Sempre gostei de colorir e desenhar e comecei a fazer artesanato com minha mãe, que adorava experimentar coisas novas para decorar a casa - costura, crochê, bordado, pintura em tecido, pirogravura, estamparia, gesso, papier maché, etc, etc...
Na juventude, fui trabalhar num banco e acabei perdendo o caminho da arte por um tempo, mas retomei-o na(s) faculdade(s) - sou formada em Publicidade e licenciada em Educação Artística. Comecei a pintar e há alguns anos e descobri-me (descobriram-me!) Pintora Naïf. Já fiz 5 exposições individuais e várias coletivas e tenho quadros vendidos para Europa, América do Norte e Ásia.
Os ATCs vieram ao acaso, após descobrir e experimentar os Altered Books - minhas referência foram os Blogs da Vera e da Célia.
Hoje ATCs e ABs são uma paixão e um vício!!!!
Andrea Guim

Conheça o blog da Andrea AQUI !

E o tema proposto pela querida Andrea é :

Brinquedos e Brincadeiras




Um brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer , e geralmente associada com crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar. Alguns brinquedos permitem às crianças se divertirem enquanto ao mesmo tempo as ensinam sobre um dado assunto. Brinquedos muitas vezes ajudam no desenvolvimento da vida social da criança, especialmente aquelas usadas em jogos cooperativos.

Brinquedos são de vital importância para o desenvolvimento e a educação da criança [1], por propiciar o desenvolimento simbólico, estimular sua imaginação, sua capacidade de raciocínio [2] e sua auto-estima. Podem ser utilizados em tratamento psicoterápico na Ludoterapia, com crianças com problemas emocionais causados por fatores variados, ou que apresentam distúrbios de comportamento ou baixo rendimento escolar. Carrinhos em miniatura, bonecas, bolas, ursos de pelúcia, ioiôs e action-figures são exemplos de brinquedos. O ato de brincar em si, geralmente não exige um brinquedo, que seja um objeto tangível, pode acontecer como jogos simbólicos (faz-de-conta).

As brincadeiras recreativas distinguem-se dos jogos por terem regras simples e flexíveis, não se necessitando de quadras, tabuleiros, instruções, treinamento, peças ou dispositivos especiais para delas se participar.

No mais das vezes, devido à sua simplicidade, brincadeiras são feitas por crianças. Somente umas poucas, como a mímica, são, ocasionalmente, feitas, também, por adolescentes ou adultos.

A brincadeira de criança (de crianças, em Portugal), por ser livre de regras e objetivos pré-estabelecidos, é solta e despreocupada, o que proporciona uma certa liberdade. As crianças brincam para gastar energia e se divertirem. Na maioria das vezes, utilizam um brinquedo em seus jogos. Este brinquedo é visto pelos adultos como um objeto auxiliar da brincadeira, mas para a crianças isso vai além. Ela o vê como uma fonte de conhecimentos e um "simulador da realidade". Como exemplo, podemos citar a menina que brinca que a boneca é a sua filha.


Fonte : Wikipédia.



Lembrando que você poderá usar qualquer tecnica para a criação do seu ATC que deverá ter as medidas padrão de 2.5"x3.5", ou 64 x 89 mm. pode pintar, colar, desenhar, usar qualquer material que desejar, deixe sua imaginação voar !


O prazo final para a postagem do link do seu ATC aqui nos comentários dessa postagem é dia 15/05/2008.

Agradecimentos especiais para a Andrea que aceitou nosso convite para
participar da nova fase de desafios propostos por convidadas
aqui no nosso blog !
Já estamos com a programação de Maio completa, porém
você pode participar em Junho !
Se você deseja participar como artista convidada,
entre em contato pelo email :
cellyoneill@gmail.com
Envie uma breve biografia e o tema de seu desafio !

Aguardo sua participação !!
Beijos da Celly





7 comments:

Adliz Jamile said...

Ai que máximomomomomo... Adorei ser a Andréa a convidada da quinzena e amei também o tema... UHUUUUU... Agora vou pensar no que fazer, rs!!!
Beijocas, Adliz!

Anonymous said...

ena boa, brinquedos :)
se tivesse mesmo tempo queria fazer vários :)
já estou a pensar num montão de coisas que considerava brinquedos e serviam para me entreter durante horas (sou filha única, aprendi a brincar comigo mesma :) )

Andrea Guim said...

Ái, ficou demais!!! Estou toda "metida"!!!
Bjs!

Anonymous said...

acho que desta vez não vou conseguir :( mas espero que os vossos ATCs sejam lindooooos

Unknown said...

Eis minha participação, resgatei um dos meus brinquedos favoritos na infância, adivinhem qual é ?
Vejam no meu Flickr :
http://www.flickr.com/photos/cellyoneill/2493503304/

Amei Andrea o tema desse desafio !
Beijos !!

Adliz Jamile said...

Ah... Dina, não creio... :( Que pena!!!!
Meninas, já postei o meu no bloguinho... Eu gostei muito do resultado, acho que é porque gostei muito do tema, rs!!!!
Espero que gostem...
Beijocas, Adliz!

Anonymous said...

Já (tremenda cara de pau!rs) postei o meu no flickr e no multiply.
http://madelinac.multiply.com/photos/album/44#
http://www.flickr.com/photos/madelina/2495741078/